Cerimônia de lançamento do CDTIC-Ciber e inauguração de novo SOC.

O CEO da Energy Telecom, Giovani Mariotto, juntamente com o diretor geral do Parque Tecnológico São José dos Campos, Marco Antonio Raupp, anunciaram na manhã desta terça-feira, 19/06, a criação do Centro de Desenvolvimento de Tecnologia da Informação Cibernética (CDTIC Ciber).

As atividades serão coordenadas pela Energy Telecom e pelo Parque Tecnológico (PqTec) e desenvolvidas por universidades, instituições de pesquisa e empresas parceiras. O centro será implantado no segundo semestre deste ano, nas dependências do Centro Empresarial 2, do PqTec.

A criação de um centro de pesquisa e desenvolvimento nesse setor é inédita no Brasil. “Pela primeira vez, uma iniciativa integra um parque tecnológico, empresas e instituições de ensino e pesquisa para desenvolver e oferecer soluções e produtos na área de tecnologia da informação cibernética”, disse Giovani Mariotto durante o anúncio.

Já Marco Antonio Raupp destacou a parceria entre o PqTec e a Energy. “Nosso jogo aqui no Parque se chama parceria, onde todos ganham. Além do PqTec e da Energy, com o CEDTIC Ciber ganharão também outras empresas, universidades e o mercado de segurança cibernética no Brasil”, afirmou.

Márcio Rodrigues, presidente da Avaya Brasil, e Cláudio Bannwart, country manager da  Check Point, presentes ao anúncio, afirmaram que suas empresas participarão do CDTIC Ciber.  Durante o lançamento, Bannwart disse ainda que a Check Point estenderá a São José dos Campos as atividades de pesquisa que realiza atualmente em Israel. 

O CDTIC Ciber será responsável pela implantação do primeiro laboratório de defesa cibernética da América Latina, que prestará serviços nesse segmento para organizações de todos os portes.

Os propósitos do CDTIC Ciber serão:

  • Atrair instituições de pesquisa e desenvolvimento, fabricantes de serviços e soluções e universidades, para realizar ações em parceria.
  • Disseminar conhecimento por meio de capacitação e certificação oferecidas pelas instituições; promover criação e desenvolvimento de novas soluções e serviços.
  • Estimular inovação e interação entre empresas e universidades.
  • Promover a criação e desenvolvimento de novas empresas de base tecnológica com foco em cibersegurança.
  • Ofertar de imediato produtos e serviços já disponíveis nas empresas que fazem parte do CDTIC.
  • Criar um laboratório de defesa cibernética, composto por equipe altamente qualificada, para prestação de serviços em segurança, prevenindo, detectando, analisando e respondendo a incidentes relacionados à segurança cibernética de uma organização.

O evento desta terça-feira marcou também o início das atividades da Energy Telecom no PqTec. A empresa acaba de transferir seu Centro de Operações da capital paulista para São José dos Campos (SP).

Até o final de 2018, a Energy implantará no Parque Tecnológico um Datacenter que se juntará ao seu novo SOC, que prestarão serviços às empresas residentes e associadas ao Parque e também ao público externo.

Novo SOC da Energy Telecom localizado no Parque Tecnológico São José dos Campos, SP. 

Posted in:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *